Exposição no Museu MART, em Cabo Frio, retrata a pesca artesanal em Búzios e o risco de extinção da tradição
Mostra fotográfica revela a vida dos pescadores de Armação dos Búzios e os impactos das transformações sociais e ambientais na região.
A pesca artesanal, os saberes ancestrais e as transformações vividas pelos pescadores de Armação dos Búzios (RJ) são tema da exposição “O Mar, a Pesca, a Ponta dos Búzios”, em cartaz no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio (RJ). A mostra é baseada no livro homônimo da socióloga e fotógrafa Lygia Baeta Neves, fruto de uma extensa pesquisa de campo.
Por meio de fotografias autorais, anotações e entrevistas, a exposição documenta as experiências dos pescadores locais, evidenciando como mudanças socioeconômicas, culturais e ambientais têm impactado esse modo de vida tradicional. O trabalho contou com a colaboração da pesquisadora Luíza de Cavalcante A. Ferreira.
O projeto alerta para o risco de extinção da pesca artesanal, ao mesmo tempo em que valoriza os saberes e a cultura das comunidades costeiras da região dos Lagos.
A visitação é gratuita e acontece de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 10h às 14h, no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos (Largo de Santo Antônio, s/nº, Centro – Cabo Frio, RJ).