Ação rápida evita incêndio às margens da Lagoa de Araruama em Cabo Frio
Fiscalização identifica foco de fogo no bairro Portinho e evita danos ambientais.
A Prefeitura de Cabo Frio conteve um princípio de incêndio na manhã desta terça-feira (8), às margens da Lagoa de Araruama, no bairro Portinho. O foco foi identificado por agentes ambientais durante uma fiscalização de rotina. A Guarda Marítima e Ambiental foi acionada e conseguiu controlar a situação rapidamente.
No local, os agentes encontraram um morador em situação de rua utilizando uma fogueira para cozinhar alimentos, alimentada com pedras e madeira retiradas da própria lagoa — prática considerada infração ambiental. A fogueira foi apagada e a área, estabilizada. A Secretaria de Assistência Social ofereceu acolhimento ao homem, que recusou a ajuda.
Esse é o segundo caso recente de incêndio em área ambiental no município. Na semana passada, a Guarda Marítima conteve um foco de fogo na vegetação da Duna Boa Vista, na Praia do Forte.
A Prefeitura reforça que crimes ambientais podem ser denunciados pelo telefone (22) 3199-1313 ou e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br. Em emergências, os contatos são: Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil (199).