Maratona de São Jorge celebra fé, cultura e tradição em Cabo Frio com programação até 23 de abril

De 19 a 23 de abril, evento reúne manifestações religiosas, música, dança, gastronomia e cortejo pelas ruas da cidade.

A cidade de Cabo Frio se prepara para uma grande celebração de fé e cultura popular com a Maratona de São Jorge, que acontece de 19 a 23 de abril, reunindo diversas atividades religiosas, artísticas e gastronômicas. A manifestação cultural será realizada na Igreja de São Jorge, no Centro, com entrada gratuita.

 

Promovido pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura, o evento valoriza as tradições religiosas ligadas ao santo guerreiro, além de destacar expressões culturais como o jongo, o samba de roda e a capoeira.

 

A programação começa no sábado (19) com um ritual de Xirê e Sessão de Umbanda, das 16h às 22h, abrindo os trabalhos com um momento de espiritualidade e manifestação cultural afro-brasileira.

 

No domingo (20), a partir das 10h, acontece uma carreata e motociata com saída da Rua Poeta Victorino Carriço, 150, rumo à Igreja de São Jorge. Ao meio-dia, será servida a tradicional Feijoada de São Jorge, no valor de R$ 25.

 

A segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, será marcada por muita música com Samba de Roda comandado por Nega Mari, a partir das 20h.

 

Na terça (22), a partir das 16h, o destaque vai para o Coletivo GRIOT, com apresentações de jongo e capoeira, sob a condução do Mestre Willian Geribá.

 

O grande encerramento será no dia 23 de abril (quarta-feira), dia de São Jorge. A data começa com alvorada festiva às 5h, seguida de uma intensa programação de missas ao longo do dia (às 8h, 10h, 12h, 14h e 16h). Às 18h, fiéis participam da tradicional procissão, com saída da Igreja de São Jorge, localizada na Rua Francisco Mendes, 105, no Centro, encerrando com a missa solene.

 

A Maratona de São Jorge é um convite para moradores e visitantes vivenciarem momentos de fé, ancestralidade, música e união.

Comentários