Saúde mental e vida financeira
Entenda o impacto psicológico da falta de dinheiro
Muitos já vivenciaram este fato e sabem melhor do que ninguém os sentimentos que surgem ao se sentir limitado pela falta de dinheiro. Logo, as preocupações financeiras afetam a saúde mental de tal forma que, quando esta apreensão sai do controle, os nossos hábitos diários começam também a ser afetados.
A vida financeira pode afetar a saúde mental de diversas maneiras promovendo:
- Estresse: sendo uma das principais consequências que surgem quando o financeiro é afetado, acompanhado de extrema preocupação e ansiedade com a condição vivenciada.
- Problemas interpessoais: a pessoa acaba se sentindo isolada por muitas vezes não conseguir acompanhar os amigos no momento de lazer e também se sentir constrangida quando os mesmos estão combinando de ir em eventos pagos.
- Baixa autoestima: a pessoa se sente deslocada e incapaz fazendo com que este sentimento surja por meio da comparação com os amigos, ou até mesmo pelas redes sociais.
- Esgotamento emocional: surge devido aos sentimentos que aparecem como raiva, vergonha e tristeza. A mente não para de pensar na questão e o excesso de sentimentos negativos faz com que a pessoa se sinta esgotada emocionalmente.
Fonte: Telavita.com.br